LightHouse BM

O LightHouse BM é um sistema concebida para organizar, automatizar, orquestrar e monitorar o processamento batch de forma simples e ágil, mesmo para os fluxos de execução mais complexos.

LightHouse BM

Sua estrutura baseada na combinação de um potente BPMN e de quatro regras básicas (eventos vinculados, eventos de calendário, eventos de e-mail e presença ou ausência de arquivo) que permitem a construção de qualquer fluxo de execução de forma simples e rápida.
É uma ferramenta voltada para as equipes de Produção e Desenvolvimento de Sistemas, que é composta pelos seguintes módulos.

BM Scheduler

Modulo de Agendamento

Módulo de controle e gerenciamento de processos da produção Agendamento (“schedulagem”) de jobs.

  • Cadastramento e monitoramento em tempo real dos processos
  • Agendamento dos processos
  • Gerenciamento de processos por “motor” BPMN integrado
  • Criação de plano de execução com uma combinação de eventos.
  • Execução manual de processos
  • Consulta de logs detalhados dos processos executados, inclusive histórico
  • Encapsulamento e criptografia de senhas utilizadas pelos aplicativos

BM RPA

Modulo de Automatização

Módulo para robotização (execução autônoma) de processos de aplicações Windows que tem interações com telas e menus que requerem a operação por um usuário e que não podem ser executados automaticamente por linha de comando.
 
Com este módulo há um aumento na produtividade, executando o processo da forma correta, evitando erros humanos, aumentando a segurança, eliminando fraude e os riscos associados ao acesso direto a informações sensíveis por parte do operador de TI.

BM Dashboard

Modulo de Monitoramento

Módulo para apresentação das KPI´s dos processos orquestrados pelo LightHouse BM.
 
Exemplos:

  • Qtd. de processos executados com êxito;
  • Qtd. de processos executados com falha;
  • Volumetria de acesso;
  • Volumetria de licença;
  • Qtd. de processos cadastrados;
  • Outros definidos pelo cliente.

BM WIKI

Modulo de Ajuda e Documentação

Módulo para a documentação das rotinas e também de toda a informação não estruturada, comum aos ambientes de produção (como por exemplo, números de telefone para emergências, dados de contatos de analistas de desenvolvimento, etc.).
 
Apesar da baixa barreira de entrada para o registro das informações, permitindo a qualquer usuário do BM inserir, modificar ou excluir o que nele estiver armazenado, existe um forte controle de versões, com mecanismos de desfazimento e logs de alterações.

BM PCP

Modulo de Importação

Várias empresas têm a sua malha de processos batch montadas no MS-Project, aproveitando-se das facilidades dessa ferramenta para a visualização dos pontos de maior criticidade e também do relacionamento e dependências entre os processos. Assim, o módulo BM PCP realiza a importação desses mapas e os implementa como planos de processamento, tornando possível a execução de mais de um plano de processamento simultaneamente.
 
Também é possível a sua utilização nos ambientes de testes e homologação, simulando a execução da janela batch e possíveis impactos nos tempos de processamento.

Diferenciais de Implantação

Todo o desenvolvimento dos módulos da suíte BM foi feito tendo em vista a maior segurança do ambiente e a simplificação dos processos de montagem e cadastramento de jobs. A implantação provoca baixo impacto no ambiente atual do cliente, pois possibilita o uso de aplicações existentes, sem necessidade de alterações nas mesmas, através de scripts de robotização.
 
Isso é mais observado em instalações com rotinas desenvolvidas para ambiente Windows, e que dependem de grande intervenção manual de usuários/operadores.

Vantagens

  • Gerenciamento e monitoração de todas as execuções e agendamento em um único ponto, via sistema web interno;
  • Menor acesso aos operadores/digitadores a dados do cliente;
  • Possibilidade de processamento 24 horas por dia, 7 dias da semana;
  • Crescimento escalonado conforme necessidade e/ou periodicidade;
  • Redução de erros por digitação, diminuindo o prazo de inclusão do beneficiário;
  • Redução no prazo de envio de marca ótica ao cliente;
  • Agilidade e confiabilidade nas informações repassadas aos clientes;
  • Controle preciso no que foi movimentado e em que prazo;
  • Captura de telas, passo a passo para auditoria e/ou comprovação de execução de tarefa;
  • Menor necessidade de mão de obra para movimentação de vidas, melhor utilização da mão de obra para tarefas mais.